Quem Somos

Depois de anos visitando a Chapada dos Veadeiros, pelo menos duas vezes por ano, resolvemos compartilhar com as pessoas os bons sentimentos e as boas lembranças que temos deste lugar mágico.

Popularmente, “matula” refere-se à comida que se leva para uma viagem, amarrada em um saco de pano. Uma tradição preservada no interior do país, especialmente entre os trabalhadores do campo e exploradores do turismo de aventura. Escolhemos este nome para a marca, como uma metáfora aos visitantes da Chapada dos Veadeiros que retornam para suas casas sempre levando uma “matula de boas energias”, cheia de boas lembranças.

Definimos então o propósito da marca: possibilitar que as pessoas lembrem-se das boas sensações que a Chapada proporciona, mesmo quando estiverem longe. Uma marca construída para assinar produtos sensoriais, com DNA da Chapada dos Veadeiros, projetados para impactar positivamente nos cinco sentidos e ativar a memória afetiva dos visitantes. 

Sócios da Mattula Souvenirs: Renata Leite, Vanessa Pessoa e Livio Lourenzo na cachoeira das Loquinhas, na Chapada dos Veadeiros.
A 1ª reunião da Mattula, na Cachoeira das Loquinhas, Alto Paraíso, em 2015.
The Free Spirit of Chapada dos Veadeiros é uma marca registrada da Mattula Souvenirs.
The Free Spirit Of Chapada dos Veadeiros é uma marca registrada da Mattula Souvenirs.
Poster da coleção fauna da Chapada dos Veadeiros da Mattula Souvenirs. The Free Spirit of Chapada dos Veadeiros.
Poster da coleção Fauna da Chapada, no tamanho A3, impresso em papel fotográfico.

Entre setembro e novembro de 2015, foram analisadas mais de 5.000 fotos no Instagram com a hashtag #chapadadosveadeiros, para identificar traços comuns no comportamento das pessoas que visitam a região.

 

Foi percebido que, independente de idade, sexo, raça e classe social, existe um sentimento bom e inexplicável, que as pessoas tentam descrever com as palavras solitude, quietude, plenitude, gratidão e liberdade. A Mattula então sintetizou este sentimento inexplicável em sua tagline: THE FREE SPIRIT OF CHAPADA DOS VEADEIROS.

 

O projeto da Mattula contou com a participação de muitos amigos que também são apaixonados pela Chapada e contribuíram com seus trabalhos para atingirmos um resultado autêntico, com alto nível profissional.

Vamos citar aqui o Lucas Loiola (www.olucas.com.br), designer responsável pela criação da identidade visual das 07 marcas registradas da Mattula e também criou as ilustrações dos bichos que compõem a coleção Fauna da Chapada.

 

A Milena Sampaio (www.behance.net/milenasampaio), designer que tem um trabalho autoral incrível, foi convidada para criar as ilustrações da coleção Anos 70.

 

O Henrique Ferrera (www.henriqueferrera.com) doou suas fotografias incríveis para enriquecer a nossa comunicação.  

Orgulhosamente, tivemos o projeto da Mattula selecionado para compor a 12ª Bienal Brasileira de Design Gráfico, lançada em agosto de 2017, em Brasília.

 

Muito obrigado a vocês e todos os demais amigos que nos deram força para seguir em frente.

Good vibes!

Fotografia do painel do artista Wes Gama, na Cachoeira dos Cristais, em Alto Paraíso.