Muitas inspirações a cada viagem.

A Chapada dos Veadeiros nos desperta inúmeras inspirações criativas para desenvolver estampas e produtos. Cada trilha que fazemos, cada cachoeira que visitamos, cada sorriso que vemos ao longo do caminho nos motiva a querer explorar o mundo da imaginação.

 

O propósito da Mattula é proporcionar que as pessoas levem os bons sentimentos de seus passeios. para relembrarem mesmo quando estiverem longe, em suas rotinas urbanas.

 

Conheça as nossas inspirações para o lançamento das primeiras coleções de produtos.

Coleção Fauna da Chapada

A nossa 1ª coleção, intitulada “Fauna da Chapada”, é uma homenagem aos bichos que circulam livremente pelo Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e que os sócios da Mattula já tiveram a sorte de vê-los pessoalmente. A rica fauna da Chapada é formada por mais de 90.000 espécies e foi difícil escolher apenas sete anfitriões para compor a estampa.

O designer brasiliense Lucas Loiola foi convidado para expressar por meio de sua sensibilidade artística, de uma forma sutil, um alerta ao risco de extinção de algumas espécies na Chapada dos Veadeiros. As ilustrações dos bichos mantém três características principais:

1. Olho assustado;

2. Bichos desenhados de perfil para simbolizar que estão sempre fugindo dos homens e nunca indo de encontro a eles;

3. Paleta de cores típica do cerrado brasileiro, como uma forma de camuflagem.

A estampa foi transformada em canecas, moleskines, pôsteres, imãs de geladeira, cangas e ecobags. A coleção Fauna da Chapada foi selecionada para integrar a mostra da 12ª Bienal Brasileira de Design Gráfico.

Designed by Lucas Loiola

Coleção Anos 70

Designed by Milena Sampaio

A Chapada dos Veadeiros é repleta de influências dos anos 70 e esta coleção é um convite para reviver a década revisitando produtos que fizeram muito sucesso: caleidoscópios, bandanas, cangas, velas e imãs de geladeira.

 

Convidamos a designer Milena Sampaio para fazer uma releitura dos mais famosos pontos turísticos da Chapada dos Veadeiros, pela ótica do psicodelismo, de uma forma sutil e autoral.

O Vale da Lua teve inspiração na capa do disco The Dark Side of the Moon, do Pink Floyd.

 

Embalado por Lucy In The Sky With Diamonds, dos Beatles, o Morro da Baleia finalmente revelou a baleia que muitos não conseguiam enxergar.

 

E o Pórtico de Alto Paraíso ganhou um cenário espacial que muitos visitantes da Chapada sonham em ver ao vivo e que foi muito presente nos anos 70 em filmes intergalácticos, como a 1ª edição de Stars Wars.

Coleção PNCV 

A coleção PNCV foi desenhada para levar aos turistas uma informação muito importante: a Chapada dos Veadeiros possui o título de Patrimônio Mundial Natural, concedido pela UNESCO. É uma das áreas de proteção ambiental do cerrado brasileiro de maior expressividade e precisamos proteger a região para que o título seja sempre renovado.

 

A inovação está no QR Code inserido nas tags dos produtos para que o atrativo turístico esteja conectado com o ambiente online. Os turistas são estimulados a acessarem o QR Code enquanto visitam a Chapada dos Veadeiros e ficam cientes de que estão visitando um dos sete sítios brasileiros com o título The World Heritage, - UNESCO.

 

O design da coleção é contemporâneo e urbano, visando que o nome PNCV - Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros - seja divulgado em importantes cidades do mundo, despertando nas pessoas o interesse em conhecer a região. A paleta monocromática visa conferir um tom sério para a informação e destacar os produtos dos demais souvenires comercializados na região, que em geral são muito coloridos. 

Coleção GO-118

Pegar estrada é o prazer de muitos aventureiros e a GO-118 é a que leva para a Chapada dos Veadeiros.

 

Para inspirar os viajantes a desbravarem a Chapada com mais conhecimento, a coleção ganhou imãs de geladeira com placas de trânsito fictícias que indicam bons roteiros em Alto Paraíso, Vila de São Jorge e Cavalcante. É importante, por exemplo, saber que a Cachoeira Santa Bárbara fica em Cavalcante. Isto poupa os novos visitantes de se hospedarem nos outros vilarejos para conhecer este atrativo. 

 

Preparamos também uma playlist para embalar o espírito de aventura na GO-118 e disponibilizamos aqui.

 

Coleção Paralelo 14

Você sabia que a Chapada dos Veadeiros e Machu Picchu estão situadas no mesmo paralelo?

 

O Paralelo 14 corta as duas regiões e as une como destinos turísticos místicos e esotéricos. A similaridade das boas energias desperta curiosidade e atrai uma legião de pessoas em busca de autoconhecimento, momentos de solitude, plenitude e quietude. Seguindo na GO-118, entre Alto Paraíso e Cavalcante, você encontrará o marco do Paralelo 14.

 

Os produtos da coleção ganharam elementos visuais que lembram rochas, líquens, desenhos incas e o pensamento de ir mais longe em busca da paz interior.

 

Quer saber qual é o melhor roteiro na Chapada dos Veadeiros para vivenciar a paz interior? Clique aqui.

Coleção I Love Chapadear

Natureza, cultura, história, aventura, descanso, contemplação, resgate espiritual, gastronomia ou apenas boas fotos para o seu Instagram. Cada um tem um propósito para visitar a Chapada dos Veadeiros, mas todos têm algo em comum; o amor pela Chapada.

Chapadear é um novo verbo para entrar definitivamente para o vocabulário dos amantes da Chapada. É uma palavra de muitos significados, estritamente positivos, e você pode usar como bem entender. Afinal, o que importa é mostrar que você ama chapadear!

Eu chapadeio, tu chapadeias, ele chapadeia, nós chapadeamos, vós chapadeais, eles chapadeiam.

Vamos chapadear?