O Caminho para a Ponte de Pedra.


Vista do Mirante Vão do Rio Claro. Caminho para a Ponte de Pedra, Cavalcante-GO.

A melhor experiência sensorial da Chapada dos Veadeiros.

Faz 22 anos que frequento a Chapada dos Veadeiros e sempre me pedem indicações sobre o que fazer por lá. Bem, antes de fazer qualquer indicação, sempre tento entender primeiro o perfil de turismo de quem está me perguntando: viajante solitário, casal, família, aventureiro, esotérico, entusiasta da natureza, colecionador de destinos, dentre outros. As dicas variam também de acordo com o tempo que a pessoa tem disponível para conhecer a região e tipo de hospedagem de preferência. Mas, por muitos anos guardei a dica de ouro para mim e há alguns dias a Mattula me motivou a compartilhar aqui no blog. Trata-se da melhor experiência sensorial que já vivenciei na Chapada dos Veadeiros: o Caminho para a Ponte de Pedra.

A Ponte de Pedra é um monumento natural, uma formação rochosa com um vão de quase 30 metros sobre o Rio São Domingos, que precede um mirante voltado para um vale espetacular e uma cachoeira com quase 100 metros de altura. O atrativo turístico é localizado na Fazenda Renascer, uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de 958 hectares, com altitude de 1.414 metros. O acesso para a reserva fica no KM 8 da estrada Cavalcante/Colinas do Sul (GO-152), sendo necessário percorrer 10km de estrada de chão.

Ponte de Pedra, Cavalcante - Chapada dos Veadeiros, Goiás. Fotografia: Embratur.

Este é um passeio contemplativo, indicado apenas para pessoas que realmente buscam uma conexão total com a natureza, com o devido respeito que ela merece. O proprietário da reserva tem um enorme cuidado em monitorar quem entra em suas terras e, sempre que possível, bate um papo com os visitantes, que só podem iniciar o passeio com a presença de um dos guias da região, os quais são previamente treinados para sensibilizar sobre o turismo consciente. Os guias devem ser contratados no dia anterior ao passeio e cada um pode conduzir um grupo de até 06 pessoas, custando aproximadamente R$ 150,00 a diária e R$ 15,00 o ingresso de acesso à fazenda por pessoa. É proibido fazer o caminho de carro, para reduzir a poluição e os riscos aos bichos, então chegando à porteira, esteja preparado para iniciar os 6km do Caminho para a Ponte de Pedra e desbravar paisagens de matas de galeria, mata seca, campo rupestre, veredas e cerrado de altitude.

Os primeiros 3km da trilha são feitos em meio a uma mata muito fechada, de árvores altas, diferente das paisagens mais frequentes da região. Aproveite bem o clima fresquinho embaixo das sombras deste trecho, pois logo em seguida inicia o trecho de aproximadamente 1km de subida muito íngreme e com muito sol. A forma como a paisagem muda a cada quilometro é intrigante. Na subida você caminha por uma trilha de seixos brancos, naturalmente posicionados com capricho, como se um paisagista assinasse o espaço. Neste trecho, tudo é cercado por uma vegetação lacustre, indício de que todo o vale já foi inundado séculos atrás.

Trekking no Caminho para a Ponte de Pedra, Cavalcante-GO.

Quando faço esta trilha, opto por seguir em um ritmo da caminhada lento, de contemplação. Em alguns momentos escuto um silêncio absoluto. Nem o vento, nem a água, nem os pássaros fazem barulho. Neste exato momento o que sinto é a plenitude da solitude. Mesmo não estando sozinho na trilha, sinto-me completo por nada pensar. De corpo e alma, por alguns segundos o silêncio absoluto é o auge da gratidão. A gratidão por estar vivo, com saúde, naquele lugar mágico e cheio de boas energias. Aos poucos, retomo minha consciência e começo a voltar a percepção para o som do cascalho sob o qual caminho. O som mais próprio da Chapada dos Veadeiros, inconfundível. Inesquecível. Memorável.

Você começa a visualizar formações rochosas pré-históricas, vegetação exuberante e fauna “acolhedora”. Sim, facilmente enxergamos muitos pássaros, insetos e pequenos mamíferos que nos cedem passagem para visitar seus lares. Enfim, você chega ao pé da Ponte de Pedra e pode permanecer de duas a três horas refrescando-se no poço ao pé da ponte e observando todas as maravilhas ao redor. O Mirante Vão do Rio Claro é uma das vistas mais amplas do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, por ângulo oposto ao da portaria de São Jorge. Em seguida, você avista a imensa cachoeira que já foi apelidada de Cachoeira Senhor dos Anéis, por conta da altura e do paredão de pedra. Após toda esta experiência, é hora de fazer os 6km de volta, que são mais fáceis, sem tantos trechos íngremes.

Cachoeira Senhor dos Anéis, Chapada dos Veadeiros.

O Caminho para a Ponte de Pedra é classificado como de média a alta dificuldade, sendo indicado que você esteja com um bom condicionamento físico e tenha noções básicas de hiking para aproveitar melhor a imersão. Leve apenas o essencial na mochila, priorizando água e um bom lanche energético para ir e voltar confortavelmente. E não custa lembrar: leve de volta 100% do lixo que você gerar em sua mochila e jogue fora no lugar certo. A natureza agradece!

Fazenda Renascer

Lat : 13° 53′ 09.00” S

Long : 47° 31′ 16.70” O

http://reservarenascer.com/novo/

Destaques

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga a gente