Chapada dos Veadeiros: um Patrimônio Mundial Natural, UNESCO.


Palipalan no pôr do sol, na Chapada dos Veadeiros.

Foto: Roberto Fantini. Palipalan no pôr do sol.

Poucos sabem, mas desde 2001 a Chapada dos Veadeiros é considerada Patrimônio Natural pela UNESCO, a Organização Mundial das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. O PNCV - Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros teve o título The World Heritage renovado em 2017, após a ampliação de sua área total, passando de 63 mil hectares para 240 mil hectares.

Carregar um título como esse nos dá muito orgulho e aumenta ainda mais a responsabilidade com esse lugar tão especial, sendo importante preservar a região, evitando a expansão agrícola, exploração de minérios, extração de plantas, atividade de caça, pesca e o turismo predatório.

O que é o Patrimônio Mundial Natural?

As regiões com o título de Patrimônio Mundial Natural da UNESCO são áreas que reúnem valores culturais e belezas naturais, sendo consideradas, do ponto de vista científico, de fundamental importância para a humanidade e que devem receber olhares atentos na preservação de sua flora e fauna. Atualmente, o Brasil possui apenas 7 áreas tombadas pela UNESCO como Patrimônio Natural: Cataratas do Iguaçu, Fernando de Noronha, Complexo da Amazônia Central, Pantanal, Chapada dos Veadeiros, Mata Atlântica e Parque Nacional do Monte Pascoal.

Os sítios, como são chamadas ​essas regiões protegidas pela UNESCO, recebem recursos que são aplicados na conservação das áreas, bem como em pesquisas científicas e manutenção dos parques para o desenvolvimento do ecoturismo.

A Chapada dos Veadeiros abriga uma variedade de fauna e flora características do Cerrado, um dos ecossistemas tropicais mais antigos e diversificados do mundo. A região é o divisor de águas das bacias dos rios Paraná e Maranhão, afluente mais alto do rio Tocantins, portanto já na bacia Amazônica. Os rios que cortam o parque formam corredeiras encaixadas, quedas d’água e poços profundos. O Rio Preto, também afluente do Tocantins, é o principal curso d’água dentro do parque.

​ ​

Segundo a UNESCO, esses locais têm servido de refúgio para várias espécies durante os períodos de mudanças climáticas e permanecerá vital para a manutenção da biodiversidade da região do Cerrado em flutuações climáticas futuras.

Instituições como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e o World Wide Fund for Nature (WWF) também trabalham ativamente para preservar os ecossistemas, manter a memória histórica e cultural da Chapada dos Veadeiros.
Pôr do sol na Chapada dos Veadeiros.

Foto: Roberto Fantini.

Conheça a coleção PNCV, que criamos especialmente para informar aos turistas que a Chapada dos Veadeiros possui o título The World Heritage, concedido pela UNESCO.

A Chapada dos Veadeiros está entre os destinos brasileiros mais procurados por aqueles que desejam vivenciar experiências únicas em contato direto com a natureza. Precisamos retribuir de alguma forma tudo aquilo que recebemos da Chapada e podemos fazer isto de uma forma muito simples: com muito amor e respeito. Tratá-la como ela nos trata é um bom exercício para manter tudo em ordem.

Ajude a Chapada dos Veadeiros a manter o título de Patrimônio Mundial Natural:

  • Respeite a sinalização nas rodovias que cortam a região, especialmente de limite de velocidade, para evitar o atropelamento da fauna.

  • Guarde o lixo produzido para que seja descartado no lugar correto, evitando a contaminação da fauna, do solo e da água.

  • Não jogue bitucas de cigarro ou acenda fogueiras para evitar incêndios.

  • Mantenha flores, plantas e pedras intactas em seu habitat natural.

  • Evite som automotivo ou caixas de som nas trilhas e cachoeiras para não perturbar o ambiente de paz da natureza.

  • Não leve animais de estimação para as trilhas, eles podem adquirir ou transmitir doenças para os animais silvestres.

Vamos fazer a nossa parte?

Caderno da coleção PNCV.

Destaques

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga a gente